O que é sonoridade?

Sabe quando você escuta algum acorde ou sequência de notas e rapidamente o associa a outro som parecido? Isso é sonoridade. É como se fosse a sensação que aquele som te passa.

Geralmente a gente escuta muito a palavra sonoridade quando estamos aprendendo modos gregos, e se for esse o seu caso, temos 7 playlists no Spotify com músicas famosas para cada modo, talvez possa te ajudar.

Cada pessoa percebe sonoridades de uma forma muito pessoal e isso é desenvolvido com o tempo, não se frustre se você não conseguir perceber semelhanças nos sons.

Foto: OmarMedinaFilms

Vou tentar te passar de uma forma que eu considero fácil para quem está começando a estudar modos gregos.

Experimente escutar uma música que você nunca ouviu antes e pela primeira vez analisar cada tempo dessa música. Cada arranjo vai preparando seu ouvido e te familiarizando com a sonoridade da canção, causando diferentes sensações em você a cada novo compasso.

Você também pode ter lembrado de alguma outra música que você já conheça enquanto escuta a música nova, aí pode estar mais um exemplo de sonoridade. Talvez as duas músicas apenas utilizam elementos semelhantes no arranjo ou pertencem ao mesmo gênero musical (que é o mais comum quando as pessoas acham parecidas). Mas se estiverem no mesmo campo harmônico ou utilizam a mesma cadência, você acaba de identificar a sonoridade.

Exemplo de sonoridade semelhante

Aqui vou dar um exemplo de sonoridade que é exatamente igual em duas músicas de gêneros diferentes. Escute os dois áudios abaixo e veja se percebe semelhança nos sons:

Havana – Camila Cabelo
Corazón Espinado – Mana (feat. Santana)

Percebe a semelhança entre as duas? Se você não perceber, escute as duas na mesma velocidade e tonalidade:

Havana meio tom acima
Corazón Espinado um tom e meio abaixo

Se você ainda não percebeu a semelhança, escute as duas juntas na mesma tonalidade:

As duas introduções juntas
Refrão de Havana na introdução de Corazón

Ambas as músicas têm a sonoridade flamenca e causam praticamente a mesma sensação em quem está ouvindo.

Se o artigo te ajudou de alguma forma, não esqueça de nos seguir na sua rede social favorita. @faritmica

Sabe quando você escuta algum acorde ou sequência de notas e rapidamente o associa a outro som parecido? Isso é sonoridade. É como se fosse a sensação que aquele som te passa. Geralmente a gente escuta muito a palavra sonoridade quando estamos aprendendo modos gregos, e se for esse o seu caso, temos 7 playlists…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *