Por que é errado falar “altura” na música?
- by Lucas Faria
Em algum momento durante nosso aprendizado musical vamos ouvir dizer que é “errado falar” alguma palavras, mas nem sempre fica claro o motivo. A palavra altura é uma delas.
Acontece que, na música, não usamos a palavra altura para se referir a volume, e sim, para se referir à frequência do som. Por exemplo, quanto mais alta é a frequência, mais agudo o som se propaga.
Então, teoricamente, a palavra altura está unicamente ligada à região em que tocamos as notas.
Mas e se eu quiser pedir pra aumentar o volume?
Aí você pede para aumentar a intensidade. Os termos técnicos foram inventados para instrumentos acústicos que não têm um knob de volume, e, nos instrumentos acústicos, quando a pessoa quer mais volume, ela precisa tocar mais forte.
Mas, na prática, eu posso falar ou ainda é errado?
Tudo depende da ocasião. Esperamos que em um ambiente casual ninguém seja inconveniente corrigindo detalhes teóricos só para mostrar que sabe.
Nunca vai estar errado pedir para “aumentar o volume” de um instrumento elétrico, mas esteja ciente de que se você pedir apenas para “aumentar” alguém pode entender que você esteja se referindo ao tom e aumentar o tom.
O ideal é que você use sempre os termos certos para se acostumar e nunca confundir, só não se torne a pessoa chata que fica corrigindo todo mundo.
Se o artigo te ajudou de alguma forma, não esqueça de nos seguir na sua rede social favorita. @faritmica
Em algum momento durante nosso aprendizado musical vamos ouvir dizer que é “errado falar” alguma palavras, mas nem sempre fica claro o motivo. A palavra altura é uma delas. Acontece que, na música, não usamos a palavra altura para se referir a volume, e sim, para se referir à frequência do som. Por exemplo, quanto…
Busca por assunto
Últimos artigos
Temas
- Acordes (5)
- Bateria (1)
- Campo Harmônico (1)
- Contrabaixo (2)
- Guitarra (2)
- Harmonia (6)
- Instrumentos (1)
- Modos Gregos (3)
- Partitura (2)
- Piano (1)
- Regras (2)
- Sem categoria (3)
- Teoria (7)
- Violão (1)