Por que é errado falar “altura” na música?

Em algum momento durante nosso aprendizado musical vamos ouvir dizer que é “errado falar” alguma palavras, mas nem sempre fica claro o motivo. A palavra altura é uma delas.

Acontece que, na música, não usamos a palavra altura para se referir a volume, e sim, para se referir à frequência do som. Por exemplo, quanto mais alta é a frequência, mais agudo o som se propaga.

Então, teoricamente, a palavra altura está unicamente ligada à região em que tocamos as notas.

Mas e se eu quiser pedir pra aumentar o volume?

Aí você pede para aumentar a intensidade. Os termos técnicos foram inventados para instrumentos acústicos que não têm um knob de volume, e, nos instrumentos acústicos, quando a pessoa quer mais volume, ela precisa tocar mais forte.

Por que é errado falar "altura" na música?
Foto: Nicholas Githiri

Mas, na prática, eu posso falar ou ainda é errado?

Tudo depende da ocasião. Esperamos que em um ambiente casual ninguém seja inconveniente corrigindo detalhes teóricos só para mostrar que sabe.

Nunca vai estar errado pedir para “aumentar o volume” de um instrumento elétrico, mas esteja ciente de que se você pedir apenas para “aumentar” alguém pode entender que você esteja se referindo ao tom e aumentar o tom.

O ideal é que você use sempre os termos certos para se acostumar e nunca confundir, só não se torne a pessoa chata que fica corrigindo todo mundo.


Se o artigo te ajudou de alguma forma, não esqueça de nos seguir na sua rede social favorita. @faritmica

Em algum momento durante nosso aprendizado musical vamos ouvir dizer que é “errado falar” alguma palavras, mas nem sempre fica claro o motivo. A palavra altura é uma delas. Acontece que, na música, não usamos a palavra altura para se referir a volume, e sim, para se referir à frequência do som. Por exemplo, quanto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.